Skip to main content
CENTRO CYCLIN'

Monchique

PERCURSOS DE
BTT XC, GRAVEL E CICLISMO DE ESTRADA

SERRA DE MONCHIQUE

FÓIA, COM OS SEUS 900 METROS DE ALTITUDE, O PONTO MAIS ELEVADO DO ALGARVE.

Chamado de "Jardim do Algarve" devido à sua exuberante vegetação e clima único, Monchique, distingue-se pela sua paisagem verdejante que contrasta com o resto do Algarve, beneficiando de um microclima especial que proporciona temperaturas mais amenas durante todo o ano.

A história de Monchique remonta a tempos ancestrais, com vestígios de ocupação romana e árabe. Durante o período islâmico, a região era já conhecida pelas suas águas termais, que mais tarde dariam origem às famosas Caldas de Monchique. Estas termas, conhecidas pelas propriedades terapêuticas das suas águas, continuam a atrair visitantes em busca de tratamentos e bem-estar.

As Caldas de Monchique, localizadas num vale pitoresco a alguns quilómetros da vila, são um complexo termal histórico que combina tradição e modernidade. As suas águas, que brotam a uma temperatura de cerca de 32°C, são especialmente indicadas para o tratamento de doenças respiratórias e problemas músculo-esqueléticos. O complexo termal inclui não só instalações de tratamento, mas também um hotel e áreas de lazer envolvidas por jardins luxuriantes.

A Serra de Monchique com os seus trilhos, permitem explorar uma flora única, onde se destaca o sobreiro e o medronheiro, este último fundamental para a produção da famosa aguardente de medronho, uma das tradições mais antigas da região.

O centro histórico da vila preserva o seu carácter tradicional, com ruas estreitas e sinuosas que serpenteiam entre casas típicas, algumas ainda com as características chaminés algarvias. A Igreja Matriz, de origem quinhentista, e diversos miradouros oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes sobre a costa algarvia e o interior serrano.

EM PROJETO

A fase de "Projeto", propriamente dita, já está concluída, já está auditado e pré-homologado pela UVP/FPC, aguarda para muito breve a sua implementação.